Processo de Fabricação

A Nortène é líder na fabricação geossintéticos no Brasil fornecendo para diversas empresas e instituições públicas e privadas nacionais e internacionais.

PROCESSO DE FABRICAÇÃO

MATRIZ BALÃO

Neste processo a matriz possui uma fenda circular, a qual é calibrada manualmente. O plástico sai pela fenda formando um tubo, o qual é suspenso e movimentado pelo puxador primário, localizado na parte superior da máquina. Ar sob pressão é insuflado na parte interna do tubo, formando um balão e evitando que as paredes internas, ainda quentes, possam se fundir, inviabilizando a continuidade do processo.

A espessura é regulada manualmente pela abertura da fenda e pela velocidade do puxador. O material sai do puxador primário em forma de tubo, porém dobrado, sendo sua largura correspondente à metade do perímetro do balão.

Para a geomembrana atingir a largura de 5,90m é necessário a desdobra do tubo e o corte em uma das paredes. Na descida do material um dispositivo abre o tubo, o qual é direcionado ao puxador secundário. Este puxador tem a função de manter o movimento contínuo até a entrada na bobinadeira. Finalmente, a bobina passa por um processo de corte manual no comprimento pré-estabelecido.

Processo em Matriz Balão